11out

5 alimentos que a gestante deve evitar

Todo mundo sabe que a gravidez traz algumas restrições, com a alimentação não é diferente e alguns cuidados devem ser tomados. Claro que não é uma proibição extrema, porém esses alimentos devem ser, no mínimo, consumidos com muita moderação.

1. Sushi ou carnes cruas

alimentos grávidas

Consumir carnes cruas ou mal passadas não faz mal direto pro bebê e para a mãe. É a procedência desses alimentos que pode prejudicar colocar em risco sua saúde. Por segurança, muitos médicos pedem que a gestante deixe de consumir alimentos crus, visto que são alvo mais fácil de contaminação, como toxoplasmose ou alguma infecção para o bebê. Melhor evitar, mas se for consumir, saiba bem das condições de higiene, armazenamento e validade desses.

2. Cafés e bebidas energéticas

Cafe

Esse tipo de bebida aumenta a pressão arterial, o que pode ser muito perigoso para uma gestante, que já tem sua circulação sanguínea e frequencia cardíaca alteradas. Ainda não existem estudos que confirmem a segurança dos energéticos, normalmente cheios de conservantes. Se não aguentar, prefira um cafezinho com leite pra matar a vontade.

3. Alguns tipos de chás

chagravida

O consumo é liberado para os chás de camomila, erva doce e hortelã. Chá mate, verde, sene, branco, preto e canela devem ser evitados. Qualquer outro também, principalmente se desconhecida a procedência.

4. Mariscos e ostras

marisco

São alimentos que podem carregar muitas toxinas e bactérias. Melhor evitar pois pode ocasionar uma intoxicação e desidratação.

5. Adoçantes a base de sacarina

adoçante

Ainda não existem estudos que comprovem a segurança desse tipo de adoçante. Todo adoçante artificial deve ser evitado. Prefira a base de sucralose, mesmo assim com muita moderação, melhor mesmo é evitar.

Alimentos em conserva em geral (também os conservados no sal como carne seca e bacalhau), pimenta em excesso e claro, bebidas alcoólicas não devem ser consumidos durante a gestação.

Eu confesso que consumi alguns itens, me ataquei num sushi um dia (ou uns dias, após o terceiro mês hehe), bebia um cafezinho com leite de vez em quando e deu tudo certo.. Dudu tá aí pra ilustrar esse sucesso.. haha. Mas tudo tem que ser observado de acordo com a situação e saúde da mulher, né?! Melhor mesmo é não abusar.

Fonte: Site Bebê

Beijinhos!

Bia

Deixe um comentário