30jan

coisas que você precisa saber sobre a semana passada

O título do post entrega: eu deveria ter publicado na sexta passada.

Mas como na vida de mãe nem tudo segue roteiro e sim, o post ficou muito legal #agorasoumodesta. Então por que, logo a gente que o-d-e-i-a desperdício, vai fazer isso?

Segue a seleção de notícias curiosas pra nós, mães, veiculadas na semana passada.

Thinkstock/JPC-PROD

1- Justiça reafirma que cobrança de taxa extra pelo parto é ilegal

Como assim taxa extra pelo parto? Pois é, alguns médicos de planos de saúde, quando acompanhavam uma gestante durante o pré-natal, cobravam taxas de disponibilidade para realizar também o parto. Essa prática é considerada ilegal, assim como a cobrança de parto “por fora”, em alguns casos.

2 – Lei cria mecanismos para combate à violência obstétrica em Santa Catarina

Essa notícia é a mais linda da semana. Chega de ouvir “Se continuar com essa frescura eu não vou te atender”,“Na hora de fazer não tava doendo” entre outras coisas horríveis que toda mulher grávida ouve. O mais legal é que a norma considera violência obstétrica “todo ato praticado pelo médico, equipe hospitalar, familiar ou acompanhante que ofenda, de forma verbal ou física, as mulheres gestantes, em trabalho de parto ou no período do puerpério”. Não é o máximo?

3- O país onde as mulheres podem tirar um dia de folga no período menstrual

Na Zâmbia, na África Meridional todas as mulheres podem tirar um dia de folga todos os meses durante o período menstrual (PRECISO). A lei foi batizada de Dia das Mães, mas pode ser usada por todas as mulheres, com filhos ou não. A lei ainda não está muito lapidada e gera controvérsias ainda. Mas que seria bom seria né não?

4 – Veja cinco coisas que as mulheres acham atraentes nos homens, de acordo com a ciência

“Moreno alto, bonito e sensual” vocês lembram dessa música do Biquini Cavadão (apropriada por Latino)? (hahahahaha), gente a ciência explica! As mulheres preferem homens altos, com a voz grossa e um rosto simétrico e isso tem a ver com a impressão de força, virilidade e  segurança. Segundo a matéria a mulher se sente atraída por aquele que vai ter mais chance de manter seus filhos vivos. Será? hahaha.

5 – Mulheres contra Trump: Marcha leva multidões às ruas

Poderosérrimas: Beyoncé, Lupita N’yong, Scarlett Johansson, Alicia KeysCher, Lena Dunham, Katy Perry, Madonna e tantas celebridades presentes na marcha contra o Trump. Fiquei emocionada ao ver os discursos. Segundo a matéria a marcha levou às ruas meio milhão de pessoas contra Trump. O melhor é que essa iniciativa começou pelo Facebook, quando uma mulher convidou várias amigas a irem a Washington um dia depois da posse. Esse facebook faz coisa!

6 – Marido manda recado para todas as mães que estão lutando contra depressão pós-parto

 

Durante a gravidez as mulheres passam por tantas transformações, quando o bebê nasce então, mais um milhão de coisas pra se adaptar. Os hormônios estão bagunçados e é difícil lidar com tanta expectativa e frustração. Nessa matéria um pai, um marido, um homem, manda um recado para todas as mulheres sobre esse período. Porque um homem? Porque ele perdeu a mulher para a depressão pós-parto. “Procurar apoio, em vez de sofrer sozinha, é fundamental.”

7 – Grávidas: 10 dicas para começar o dia bem

Gravidez não é doença, mas é tanta indisposição que a gente tem e que não tá no gibi. Essas diquinhas são ótimas pra melhorar a rotina e dar mais disposição. Dormir bem, se alongar, fazer algum exercício, comer bem e tomar sol, não só para grávidas essas dicas são de ouro para todas. Tem aqui também dicas especiais pras gravidinhas como a bolacha de água e sal para evitar enjoo, funciona!  

8 – Veto a mulheres em campo olímpico de 2020 aquece debate sobre misoginia no golfe

Não é de hoje que mulheres ganham salários menores que os homens exercendo os mesmos cargos. No esporte não é diferente. O golf por exemplo pagou 2,5 milhões  de dólares em premiações para a tailandesa Ariya Jutanugarn, líder do ranking feminino, e para o americano Dustin Johnson 9,3 milhões. E tem mais, alguns clubes não aceitam mulheres como sócias, incluindo o clube que será a sede das competições de golfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

9 – Cérebro de grávidas muda durante a gravidez

(OI?) Duas universidades conseguiram mostrar que os cérebros das mulheres mudam durante a gravidez. Segundo o estudo isso acontece para ajudar as mães a criarem laços com o bebê e também a se prepararem para as descobertas da maternidade. As mudanças hormonais que alteram o cérebro da gestante já eram conhecidas mas os motivos dessas mudanças estão aqui nessa matéria. O corpo humano é uma loucura, da gestante então nem se fala!

10 – 15 Erros de beleza que quase toda mulher comete

Achei legal esse post porque não fala do que é certo e errado na maquiagem, mas sim o que faz “bem ou mal” ou o que “funciona ou não funciona”. Quem nunca errou que atire a primeira pedra (hahaha)! Tem dica pra quando a gente dá aquela borradinha no rímel. Tem dicas de cuidados com a pele. Tanta coisa legal que dá vontade de imprimir e colocar na parede!

E nessa semana tem mais! 🙂

Deixe um comentário