09jan

Desfralde – perguntas e respostas

Eu sempre tive medo do desfralde. Imaginava que não seria simples, por isso fui atrás de todo tipo de informação que pudesse me ajudar nessa fase. Detalhe é que eu resolvi começar tudo junto: desfralde e tirar a chupeta. Desse último já nos livramos, ufa!

Algumas das minhas dúvidas acredito que sejam também outras mães, por isso selecionei as principais e vou falar da minha experiência pra vocês.

– Qual a idade certa para o desfralde?

Recomenda-se que o desfralde seja iniciado por volta dos 2 anos. No entanto, cada criança tem o seu tempo e a evolução é bem particular. Algumas crianças só conseguem ter controle e deixar de usar fralda por volta dos 4 anos, até essa idade ainda é considerado normal.

Eu comecei a desfraldar com 2 anos e 4 meses. Algumas pessoas me perguntam porque eu não comecei logo que ele completou 2. Era inverno e eu não recomendo tirar a fralda no frio. Vai sujar toneladas a mais de roupa, além de ser menos prático porque quanto mais agasalhados, mais demora a tirar a roupinha e nesse meio tempo pode escapar xixi. Aqui deixo o Dudu de cuequinha e camiseta o dia todo, bem mais prático!

– Peniquinho ou Adaptador?

Eu comprei o adaptador e achei que fosse o suficiente. Tentei começar só com ele, mas o Dudu não demonstrou nenhum interesse em fazer xixi no vaso, nem curiosidade, por isso recorri a um penico musical, o modelo é esse da Fischer Price.

pinico-fischer-price

Peguei de uma amiga que o filho não usa mais, aí criamos uma historinha dizendo que ele ia aprender a fazer xixi igual ao Enzo. O fato da música tocar quando faz xixi animou bastante ele. Acho que faltava isso, um contexto mais lúdico pra que ele realmente despertasse o interesse.

– O que devo fazer quando meu filho faz xixi ou cocô nas calças?

Você não deve brigar, afinal faz parte de um aprendizado e não é um ato voluntário. É um treino diário, que a criança não pode se frustrar por não conseguir. Eu usei duas abordagens. De início eu falava algo do tipo “Que pena filho, sujou a cuequinha, agora vamos trocar, mas não tem problema” sempre confortando e falando de forma carinhosa. Enquanto falei dessa forma ele sequer pedia para ir fazer xixi ou cocô. Comecei a fazer um reforço positivo maior, falando “Não tem problema filho, logo logo tu vai aprender fazer no lugar certo e a mamãe vai ficar bem orgulhosa”. Não sei se foi coincidência, mas a evolução foi muito rápida desde esse momento.

– Devo recompensar meu filho quando ele faz xixi no penico? Como posso fazer?

SIM! Recompensa não necessariamente é algo que custe dinheiro. Cantar uma música, fazer aquela farra, dizer o quanto está feliz e orgulhosa, contar pra família na frente dele, tudo isso faz com que a criança se sinta importante, capaz e motivada a evoluir no desfralde. Eu usei um segundo método, que o Dudu adora: adesivos! A cada xixi no penico ele tem direito a colar um adesivo no guarda-roupas dele. E a cada cocô ele pode colar 2.

– Como está sendo o processo do desfralde pra gente? 

Como esse post já ficou extenso e quero dar detalhes da evolução diária (e também fazer o assunto render #sinceridadeétudo), vou deixar pra um segundo post! Não fiquem chateados, hehe.

E vocês? como estão passando? 

Beijinhos!

Bia

 

  1. Bia, acho que neste momento de desfralde todo tipo de informação e muita paciência são importantes!
    Eu tive a sorte que o projeto da do ultimo trimestre da escola do Lipe era o desfralde e isso nos ajudou muito! Acho que ter desfraldado junto com os amigos foi uma grande ajuda.
    Na listinha eu acrescentaria comprar cuequinhas e calcinhas dos personagens que eles gostam e com isso mostrar que já são mocinhos! Tb comemorávamos muito a cada xixi no piniquinho!! hehehe
    Nosso processo começou em outubro e hoje ja usamos apenas o redutor e nem para dormir é preciso fralda!
    Boa sorte para vc Bia!
    beijos

    1. Oi Gabi, que sorte a sua ter conseguido o desfralde noturno rapidinho assim! Ele tem cuecas do Toy Story e são as favoritas, as outras são de bichinhos “sem marca”, não tem jeito ele prefere as do Woody e do Buzz.. hehe
      Obrigada!! Ah e por algum motivo minha resposta pro teu comentario não tinha sido aceita, mas eu respondi logo em seguida! 🙁
      Beijinhos!

  2. Bia! Tentei desfraldar a Aninha na escolinha, junto com os amigos com ajuda das profs, mas a danadinha segurava o xixi o dia inteirinho, so fazia quando eu colocava a fralda pra dormir, e quando “escapava” ela chorava muuuito! Fiquei com pena pq ela começou a reclamar de dor na barriga, o que poderia ocasionar uma infecção urinária, ja que ela trancava e nao tinha jeito. Quando eu conversava com ela sobre o assunto ela dizia: “eu sou pequenininho e adoro minha fraldinha” . O tempo passou, a gente sempre conversava sobre o assunto, um dia ela acordou e disse : “Mamãe, nao quero mais usar fraldinha!”. Pronto, dali em diante, nunca mais usou fralda, nunca deixou escapar, nem dormindo. Foi uma “decisão dela”, super tranquilo, obviamente abordamos muitas vezes esse assunto, explicamos vaaaarias vezes que seria melhor pra ela!

    1. A aninha é uma amada mesmo!! O Dudu também não desfraldou com a turminha, preferi fazer em casa com tempo.. e graças a deus está dando certo.. Hoje ele viu a foto dos amiguinhos e disse que a aninha é a amiga preferida Hahahahaha
      Beijao e saudades

  3. Bia, acompanho seu blog desde de barriguda…mas raramente comento! Comento mais no face…hihihihih! Meu filhote tem 1 ano e 7 meses e eu já sei quando ele quer fazer coco…ele geralmente se abaixa e faz uma caretinha….ou solta um pum e ri…ai já sei que ele quer! Mas acho muito cedo pra desfraldar e lendo seu relato estou mais convencida de que estou indo pelo caminho certo!

    bj

    1. Oi Joice, tudo bem?
      Adoro quando as pessoas que acompanham resolvem comentar.. seja sempre bem vindíssima a comentar e acrescentar ao nosso espaço! 🙂
      cada criança no seu tempo, sem pressão e frustrações… hehe
      Beijinhos e obrigada!!!

  4. Meu Miguel é sapeka, tem 2,5 e até avisa ms depois que já tá fazendo, complicado, na creche a maioria dos coleguinhas não usam ms fralda, sei que tudo é uma questão de tempo, paciência, e muita insistência. Vamos conseguir!

  5. Oi Bia. Comecei o desfralde do Miguel, mas ta difícil. Ele não aceita ir no banheiro. Só faz na cueca. Não sei mais o q fazer…. Ele ta com 2,4 meses… Quanto tempo vcs acham q demora??? To me sentindo frustrada….rsrsrs

    1. Oi Silmeia, imagina!
      Cada criança tem um tempo, comecei o desfralde do Dudu com 2 anos e meio também, mas fica calma e não te frustra, é bem normal que eles consigam somente depois. E se tu sentir que ele não está pronto, dá um tempinho pra ele, não pressiona e tudo certo! Tenho um priminho que conseguiu bem somente depois dos 3, e tudo certo também.

      Beijinhos!

  6. Bia nao sei mais oq fazer! Minha filha tem 1 e 7 e não quer usar fralda, acho que por causa do calor, mas tb não quer usar o penico! Já estou usando fralda xxg!! E já está fixando pequena! Tem maior que essa?? O que eu faço?

Deixe um comentário