— Uau! Que barrigão! Você está de quanto tempo?

— 30 semanas.

— Mas isso são quantos meses?

via GIPHY

Um amigo um dia perguntou: “Por que contar a gravidez em semanas?” E parei pra pensar nisso.

A gestação dura, em média, 40 semanas e começa a ser contada antes mesmo de você engravidar, ou seja, no primeiro dia da sua última menstruação. Confesso que acho isso um pouco confuso!

O bom é que ultrassons realizados antes da 12ª semana conseguem estimar o início da gestação de acordo com o desenvolvimento do bebê.

O fato é que existe uma lógica para a gravidez ser contada em semanas. O acompanhamento médico fica mais assertivo e dá uma noção maior da previsão e data limite para o nascimento do bebê.

Esse controle é requisito para um pré-natal e parto seguros. Outro fator é a evolução do neném que se dá em semanas, bastam 7 dias para braços surgirem, pernas crescerem, audição e visão se estabelecerem.

É durante a semana que ele vai se formando, mãozinhas, narizinho…a cara da mãe (hahahaha!).

Foto: Pexels

Além do que, se parar pra pensar, tem meses com mais de 4 semanas. Então amigos, façam as contas!

Aliás, nunca em tão pouco tempo aprendemos a fazer cálculo com tanta facilidade como durante a nossa gravidez! É quase que uma matemática dominada só por gestantes!

Se não é o seu caso, existem diversas opções na internet e aplicativos que calculam a idade gestacional.

Talvez contar em semanas aumente a nossa ansiedade, dá uma impressão que o tempo passa mais rápido. Porém, o lado positivo é poder se planejar melhor. Sem falar na imensidão de conteúdo novo que aprendemos a cada semana. Seria muita informação para uma gestante absorver em um mês.

Aquele timing para arrumar as malas da maternidade, claro que na sua não pode faltar nosso Kit Regata Amamentação. Além de deixar pronto o quartinho e acompanhar de perto o crescimento do seu filho!

via GIPHY

Se preferir, marque os dias em um calendário e tenha um diário, escreva nele seu dia a dia de grávida, sentimentos, anseios, descobertas, mexidas.

Ler isso depois será no mínimo, emocionante! Imagine quando o seu filho ler. <3

Agora voltando à pergunta do meu amigo no início do post, como você vai contar sua idade gestacional, se em semanas ou meses, não importa!

O que interessa mesmo é experimentar e apreciar esse momento tão singular em nossas vidas!

Pin It on Pinterest

Compartilhe!