Se as comemorações de final de ano são estressantes por si só, imagina como são para as mães!

A pressão de comparecer aos eventos sociais, de levar os filhos em todos eles para os parentes e amigos conhecê-los, comprar presentes, tudo isso enquanto ainda se preocupa com as atividades do dia-a-dia….

A gente entende como é corrido! 

Feriados são épocas maravilhosas, mas que podem se tornar muito estressantes se não planejar com cuidado e, mais importante, não guardar um tempo para você mesma.

Reunimos 6 dicas para te ajudar a lidar com o stress e correria de final de ano, para você aproveitar o melhor que cada ocasião tem a dar! 

Equilibre as obrigações sociais.

Feriados são uma ótima época para se reunir com família, amigos e colegas, e todo mundo pensa exatamente assim!

Não raramente eventos acabam se acumulando e o que era para ser prazeroso e divertido, acaba se tornando algo exaustivo e frustrante.

Por isso, não se sinta na pressão de estar em todos os lugares, selecione os eventos que você realmente tem vontade de comparecer ou que pode organizar. Priorize tradições familiares e pessoas que sempre te apoiam

Não deixe de cuidar da saúde!

No meio de tanta responsabilidade e obrigações, por vezes acabamos deixando de cuidar de nós mesmas.

Feriados não são exceção para deixar de prestar atenção na sua saúde — além de que, quando você se sente bem, todo o seu dia é mais produtivo. 

Tente dormir o suficiente, não esqueça de se exercitar regularmente e não deixe de manter uma alimentação saudável. Claro que deslizes acontecem nesse período, mas evite reais exageros, que podem ser mais prejudiciais do que agradáveis.

Também é sempre importante prezar pelo conforto em qualquer ocasião, quer uma sugestão de peças bonitas, confortáveis e versáteis que vão deixar o seu final de ano ainda mais inesquecível? 😊 Confira aqui!

Organize seu tempo; faça planos!

Não tem nada que organização não facilite, isso inclui os feriados. 

Listar suas responsabilidades, preparar uma checklist do que precisa ser comprado, de quem precisa de presente… Manter-se organizada é um jeito de evitar que tudo fique para a correria de última hora.

Também é interessante você fazer um orçamento e planejar gastos, pois essas épocas acabam por envolver atividades um pouco mais caras, como viagens, refeições, decoração etc.

Psiu, para facilitar a sua vida, também fizemos um Guia de Presentes da Agora Sou Mãe, dá uma olhadinha 😉

Envolva seus filhos

Dar atenção demais para as obrigações te traz o sentimento de culpa de não passar tempo o suficiente com a família, e passar tempo com a família te deixa culpada por não fazer as obrigações…

É normal você sentir que não consegue dar conta de tudo, mas existem meios de contornar essa situação. 

Transforme atividades como decorar a casa, preparar a comida ou embrulhar presentes em momentos de família. Além de ser realmente bom ganhar uma ajuda, não tem nada que recarregue mais as nossas energias do que aproveitar um tempo com a família.

Peça ajuda se precisar!

Nem a mãe perfeita, nem a mulher perfeita existem. O perfeito é o que te deixa bem e feliz. 

É entendível que você quer sempre tentar fazer o melhor, mas não ache que você precisa carregar o mundo nas costas. 

Não tenha vergonha de pedir ajuda, seja para te ajudar com os filhos, com a decoração ou simplesmente para se organizar melhor. 

Use a sua rede de apoio, seja ela de familiares ou amigos! 

Dê um tempo para você mesma

Feriados são épocas perfeitas para se reunir, aproveitar em família e divertir-se com os amigos. Mas nem todas as coisas boas precisam de outras pessoas para serem feitas. 

Tire um tempo para descansar, aproveitar as coisas boas e não ficar sempre se cobrando para que tudo ocorra exatamente como planejado. 

Você não precisa se cobrar tanto, nem achar que os outros esperam a perfeição de você. Aproveite as memórias que você criou da forma que elas são, e se concentre nos momentos que te fazem feliz! 

O mais importante de tudo é aproveitar ao máximo os feriado para passar tempo com a família e cuidar de você mesma!

Que dicas você tem para dar às mães ocupadas? Conta para a gente nos comentários! 🎄🎇

Pin It on Pinterest

Compartilhe!