A entrada de fotógrafos no parto continua proibida em diversos estados por conta do COVID-19, portanto a função de ser o fotógrafo principal desse momento passou para o pai ou acompanhante! Descubra aqui como se sair melhor nessa missão. 

Vamos combinar que já estamos vivendo um momento em que todos tem uma super câmera nos seus celulares, justamente por isso podem e devem fazer os seus próprios registros! Afinal, eles se tornam especiais por serem feitos com um olhar singular (literalmente seu, de quem está vivenciando esse momento). 

Pra te ajudar, trouxe algumas dicas bem práticas para a hora de fotografar o parto!

Dica 1 – Não fique limitado(a) à cena do nascimento do bebê.

Existe um contexto rico ao redor dessa chegada, como o quarto do hospital, a entrada da maternidade, o contato com os médicos, os preparativos da roupinha e acessórios… isso tudo é interessante e “fotografável”. Amplie o seu olhar e faça registros que mostrem o todo! São lembranças muito relevantes para daqui há alguns anos. 

Dentro disso, lembre-se: 2020 têm sido um ano com muitas atipicidades e um divisor de águas em diversos aspectos sociais. O quanto mais você conseguir contextualizar o nascimento do bebê com o tempo em que ele está nascendo, melhor! 

Dica 2 – Pense em contar uma história posteriormente com essas fotos. Para isso, construa uma narrativa com elas. 

Com o objetivo de criar uma obra visual mais completa, é fundamental ter cenas de todos os momentos. Normalmente, eles são: chegada na maternidade, espera no quarto, sala de cirurgia/nascimento, pesagem e cuidados posteriores (considerando o parto cesárea). 

Dicas: relógio, número da porta do quarto, manchete do jornal do dia, equipe de médicos, primeiro look do bebê, etc.

Dica 3 – Procure o melhor ângulo para a foto do nascimento do bebê assim que entrar na sala de cirurgia 

A sala de parto é um lugar delicado, onde a gente não pode encostar em nada que seja muito próximo da gestante. Você coloca uma vestimenta específica pra conseguir entrar! Ainda por cima, algumas salas são meio apertadas e o ideal é que você não fique dando muitas voltas pelo lugar durante o parto. Então já fique de olho para conseguir pegar o melhor ângulo, se posicione e fique pronto pois parto cesárea é bem rapidinho! Principalmente na hora da retirada do bebê. Outra dica importante é evitar usar o zoom do celular pois normalmente deixa a qualidade das fotos muito baixa. É melhor tirar uma foto aberta e realizar o corte posteriormente. Faça também sem filtro! Deixe o tratamento para depois e salve os arquivos originais.

Dica 4 – Selfie mostrando companheirismo

Você é mais do que um fotógrafo, você faz parte do momento então se insira em algumas fotos! Faça um selfie da mão de vocês durante a cirurgia, da sua mão próxima à barriga antes do nascimento, enfim.. entre na foto e busque registrar sob o seu olhar mesmo. Essas fotos tem uma grande importância!

Dica 5 – Nasceu! E agora?! 

As fotos do bebê após o nascimento são muito especiais! Essa carinha de recém nascido no primeiro dia de vida é única e pode ter certeza: 3 dias depois já vai estar com outra cara! Portanto os detalhes do pezinho, rostinho, mãozinha são extremamente cruciais de registrar

Logo após o nascimento, o bebê é encaminhado para a sala de cuidados com as enfermeiras, pra pesar, medir, colocar a roupinha… lá é outro momento muito especial pra fazer alguns registros. Acompanhe o bebê sempre. 

Dica 6 – Se emocionar OU fotografar?!

Pra concluir, sei que é um momento onde todos estão muito envolvidos no processo e a emoção vem… então como administrar tudo e não deixar cair a “função fotógrafo”?! O segredo é não pense em “OU” pense em “E”! Se emocione E fotografe. Viva o momento e também faça os cliques, enquanto está vivendo a emoção – com toda a tensão, responsabilidade e afeto que isso engloba – você terá um olhar único para o nascimento do seu filho. 

Seguem agora algumas fotos pra inspirar! 

_ Quem sou: 

Valéria Vieira é fotógrafa de famílias e eventos, com base no Rio de Janeiro. Seu propósito é expressar a singularidade e o afeto das famílias através de imagens. 

www.valeriavieira.com.br

@valeriavieirafoto 

Pin It on Pinterest

Compartilhe!