Amamentar em público é um direito garantido por lei em quatro estados do Brasil! (GO GIRLS!)

Por enquanto! Porque as mães vão dominar o mundo!  (muaha ha ha ha)

Os estados são:  Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e, mais recentemente, Minas Gerais.

Em Santa catarina quem descumprir a lei  nº17458, pode receber multa de dois mil reais, e quem for reincidente o valor dobra.

As mães ativistas é que deram o pontapé inicial pelo direito de amamentar em público organizando os famosos “mamaços”. Porque né, gente, 2018!

Essa garantia da lei é fundamental para que as mães consigam, sem constrangimento, amamentar pelo menos até os seis meses, conforme a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

lei da amamentação

Ainda em alguns lugares, como shoppings, as mães ainda são obrigadas a ir ao banheiro para alimentar os filhos. Mas há luz no fim do túnel.

 

Existe um projeto de lei 514/2015, que ainda está em tramitação no Senado que garante a amamentação em público e também a punição por meio de multa por qualquer ato de proibição da lactante.

Gente, amamentação não pode ter hora e lugar. O aleitamento materno só traz benefícios, tanto pra mãe quanto pro bebê!

Você já se sentiu constrangida ao amamentar em público?

De 13.300 mulheres entrevistadas em vários países, cerca de 32% delas disseram se sentir constrangidas quando amamentavam em público. No Brasil  47% das mulheres entrevistadas disseram já terem sido criticadas por estar amamentando em público. (Você consegue ver a pesquisa aqui )

Se você passou por isso: me chama? Vamos fazer um mamaço!?

lei do aleitamento

Pin It on Pinterest

Compartilhe!