17

mar 2017

Semana Mundial de Aleitamento: tudo sobre amamentação

Semana Mundial de Aleitamento: tudo sobre amamentação

por | ago 4, 2017 | amamentação, Bem estar e Saúde

Agosto é o mês de incentivo a amamentação e é muito importante falarmos sobre isso com seriedade e sem romantização.

Cerca de 170 países se uniram para promover, proteger e apoiar a amamentação na semana de 1º a 7 de agosto e nós estamos aqui, juntas, para falar sobre isso.

A edição deste ano da Semana Mundial de aleitamento tem como tema “Amamentar: ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer juntos com você”.

Então, vamos ajudar as mães nessa? Vamos!

É um direito amamentar e é também recomendação da Organização Mundial da Saúde. Além de ser um direito de toda mulher, o leite materno é o melhor alimento do mundo pro bebê.

Não é sempre que é fácil, mas tem dia que é. E a gente se agarra nisso e segue acreditando e defendendo a amamentação, mas acima disso respeitamos todas as formas de maternar e todos os caminhos seguidos pelas mães.

Fizemos então um apanhado de notícias e informações sobre amamentação e sobre quem tá em volta das mães, porque o apoio ajuda muito nesse processo.

A jornalista Ana Regina Fritsch tentou engravidar por muito tempo até que optou pela adoção. Durante o processo de adoção descobriu a amamentação adotiva. Sim, ela amamentou sua filha! Ela soube que a amamentação é um processo cerebral e isso ajudou muito ela no processo. Parece surreal, mas o corpo é algo fascinante mesmo. Dá uma lida na matéria aqui.

Informação é poder! A maravilhosa Maíra Silva, enfermeira pediátrica do Banco de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, explica nessa matéria, muitas questões relacionadas ao aleitamento. Excelente leitura, porque as respostas são verdadeiras, tratando com seriedade e sem romantizar. Dá uma lida aqui.

Cartilha parece uma coisa cafona e antiga, mas olha, me surpreendi com essa aqui. Informações preciosas sobre antes, durante e depois da amamentação. Vale ao menos passar o o olho nesse material feito com muito cuidado por especialistas da FioCruz. Acesse a cartilha aqui.

Essa dica é boa pra quem já amamenta. O Ministério da Saúde lançou esse ano uma campanha pra incentivar a doação de leite materno pelas mães que amamentam. Essa prática pode salvar vidas! O slogan da campanha é “Um pouquinho do que você doa, é tudo para quem precisa”, não tem como não se emocionar, não é? Se quiser saber mais sobre, veja aqui.

Amamentar é um ato de amor, alimentar seu filho e cuidar dele da melhor forma, também. Não estamos aqui pra julgar, pois toda mãe dá seu melhor ao filho, e o vínculo é criado pelo amor, simples assim.

Por uma maternidade com respeito, apoio e menos julgamentos.

Não julgue uma mãe que não conseguiu amamentar, mas incentive e dê o apoio necessário para que mais mães façam essa escolha e tenham essa oportunidade de nutrir seu filho da melhor forma.

Amamentação não tem lugar, nem hora, nem ocasião. Por isso, respeite as mulheres amamentando em público.
Amamentação é amor e entrega em tempo integral.

Ofereça suporte: um copo de água, uma almofada e até um abraço!

Pin It on Pinterest

Compartilhe!