O sono do bebê talvez seja a principal preocupação dos pais, especialmente dos pais de bebês pequenos, que ainda tem dificuldade de dormir uma noite toda (quando esse dia chega mesmo?).

Para ajudar as mamães e papais nessa tarefa difícil, mas não impossível, pedimos a colaboração da pediatra especialista em sono Cecília Regis. Para mais conteúdo da médica siga aqui.

Confere as dicas da Cecília que vão ajudar o seu bebê a dormir melhor:

Quantas horas por dia é normal o bebê dormir?

O tempo de sono de um bebê varia, tendo diferentes necessidades de acordo com cada mês. Um bebê de 0 a 3 meses pode dormir de 14 a 17 horas por dia e sempre existe um intervalo, sendo que alguns bebês terão uma necessidade menor, de 11 a 13 horas, e outros necessidade maior, de 18 a 19 horas por dia. Importante ressaltar que quanto a gente fala em tempo de sono, isso não significa horas seguidas dormidas mas sim todo o tempo que está dormindo seja no peito, no colo, de dia ou de noite. Já um bebê entre 4 meses e 1 ano, reduz a necessidade do sono, sendo normal de 12 a 15 horas/dia e que também pode variar para mais 16h a 18h como para menos 10 a 11 horas. O que não é normal é ficar fora dessa faixa.

Então sim, teremos bebê que dormem 19 horas e está normal, assim como teremos bebê que dormem 11 horas e também está normal.

>> Best Sellers: os CURINGAS da Maternidade com desconto!
Aquele look super comfy e prático para a sua rotina

Como criar uma rotina que ajude na noite de sono?

Eu sempre oriento iniciar uma higiene e rotina do sono desde o momento em que se chega em casa e para isso as minhas orientações são, primeiro, ajustarmos a higiene do sono. 

O que isso significa: ajustar a luminosidade, o bebê precisa dormir no quarto escuro, breu mesmo, não precisa de nenhuma luz, temperatura manter um ambiente com temperatura adequada e ruído. E quando falamos em ruído, algo que eu indico muito é o ruído branco, pois ele faz com que os ruídos externos não interfiram no sono do bebê. O ruído branco faz com que o limiar auditivo atinja seu nível máximo, o que significa que na presença desse tipo de som, os estímulos auditivos mais intensos tem menos capacidade de ativar o córtex cerebral durante o sono. E eu preciso de um aparelho, aplicativo para o ruído branco? Não, pode ser o ar condicionado, ventilador, secador e também pode ser um app do celular, mas em relação aos apps é importante que não se ultrapasse 60dcb.

Quando falamos em rotina, todo bebê gosta e precisa de rotina e quanto mais certa e precisa ela for feita melhor, caso não consigo ser sempre idealmente no mesmo horário, o principal é seguir os mesmos acontecimentos. Muitos bebês ficam bem relaxados com o banho, então minha tendência é sempre sugerir um banho noturno por volta das 18h, já com um ritmo desacelerado da casa, luzes baixas, tv e som desligados.

É possível associar ao banho também uma canção de ninar. Após o banho já pode ser colocado o ruído branco e iniciar a troca do bebê com o pijama, antes do pijama eu sempre sugiro uma massagem relaxante, shantala, algo que ele entenda que está na hora de diminuir. É possível nas crianças um pouco maiores já instituir o momento da história após o banho também.

>> Best Sellers: os CURINGAS da Maternidade com desconto!
Aquele look super comfy e prático para a sua rotina

Hoje em dia se fala muito em cama compartilhada. Como manter o bebê seguro na cama com os pais?

A cama compartilhada pode ser feita desde que de forma segura, então uma cama plana, firme, com lençóis que permaneçam bem ajustados.

Idealmente que a cama seja colada na parede e que o bebê durma entre a mãe e a parede, somente a mãe fazer cama compartilhada pois outras pessoas não tem a mesma consciência institiva da mãe, de saber onde o bebê está. Não utilizar joias, roupas com fitas e cordões compridos. Jamais fazer se os pais tiverem consumido álcool ou drogas. Também evitar se os pais fumam e se estão com obesidade ou sobrepeso.

Se o bebê dorme muito nas sonecas a tendência e que ele durma pouco à noite? É preciso acordá-lo para que não perca o sono da noite?

O bebê dormir muito nas sonecas não vai interferir no sono noturno, idealmente deve se respeitar as janelas de sono e as sonecas em geral irão variar entre 40 minutos a 2 horas.

É preciso acordar o bebê para mamar?

Um bebê que mama bem e está com bom ganho de peso não tem necessidade de ser acordado à noite para mamar.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!